Aprenda como organizar uma lavanderia pequena 

30/04/2022min de leitura

A lavanderia é uma área que não é possível abrir mão de se ter, mesmo que isso custe alguns espaços na sua casa ou apartamento, afinal, é importante ter um espaço para lavar e deixar as roupas secarem. E quem disse que a lavanderia não precisa de decoração? Assim como qualquer outro espaço, ela compõe a decoração da sua casa ou apartamento e merece tanta atenção quanto.


Para quem não tem muito espaço para ocupar com a lavanderia costuma se adaptar ao espaço da cozinha, por isso é tão comum encontrarmos uma máquina de lavar do lado do fogão e um local minúsculo para pendurar as roupas, em uma tentativa de otimizar o espaço disponível com dois ambientes em um.


Apesar de ser um dos cantinhos da casa que não são usados sempre, a lavanderia ainda faz parte da composição do imóvel. Por isso, nada mais justo do que também pensar nos detalhes da decoração desse espaço, principalmente se ele estiver na mesma área que a cozinha, o que dará mais visibilidade para ele, levando em consideração que a cozinha é um dos cômodos mais usados até mesmo na hora de receber visitas.


Para te ajudar a entender como decorar uma lavanderia que tem seu espaço mais compacto, tornando o ambiente funcional sem tirar seu charme, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com algumas dicas práticas. E para mais dicas de decoração, especialmente em lugares mais compactos, não deixe de conferir nosso blog!


Antes de mais nada, defina o tamanho


Antes de qualquer coisa, o primeiro passo é definir, ainda no projeto ou decorando seu novo lar, o espaço que será usado como lavanderia. É importante deixar esse desejo bem claro para a construtora, no caso de projetos novos, ou já procurar por imóveis com uma planta que tenha essa área no seu espaço. 


O tamanho ideal da lavanderia vai depender não só da metragem do imóvel, mas também das suas necessidades. No caso de pessoas que pretendem morar sozinhas, por exemplo, não vai precisar que essa área seja tão grande. Especialistas afirmam que o tamanho mínimo para uma lavanderia é de 3 a 4 metros quadrados, suficiente para manter um espaço para lavar e organizar suas roupas. 


Dicas para decorar uma lavanderia pequena


1. Aproveite o espaço na hora de decorar


Apesar de ser um espaço menor, você pode aproveitá-lo ao máximo para transformar a lavanderia em um ambiente muito mais funcional. Uma boa ideia na hora da decoração para facilitar a organização é colocar móveis, como armários que não ocupem tanto espaço, para guardar produtos de limpeza e prateleiras nas paredes, melhorando a circulação no espaço e as tarefas do dia a dia. 


2. Escolha a pia certa para a lavanderia


Outra dica para otimizar espaço e que muitas pessoas têm investindo é na bancada feita em pedra. As vantagens de investir nisso, além de ficar visualmente bonito, diferente do tanque tradicional, é ter um local para lavar algumas peças, que fica sobre a máquina de lavar, o que ajuda a aproveitar ao máximo todo espaço disponível. Dessa forma, você também tem um lugar para dobrar e organizar as roupas. Para isso, é importante investir em uma máquina lava e seca com abertura frontal. 


3. Escolha cores que valorizam o espaço disponível


É muito comum pessoas que têm imóveis com espaço compacto para lavanderia optarem por pintar sua extensão de cores claras, pois os tons de branco ajudam a dar uma sensação de amplitude. Para quem gosta de ambientes mais clean e gostaria de inovar na decoração da lavanderia, uma textura ou um papel de parede ajudam a dar um ar diferente e único.


4. Organize de forma prática


Uma das tendências que mais têm feito sucesso ultimamente são os itens que ajudam na organização. Isso porque, com o dia a dia cada vez mais corrido, a praticidade é o que muitos procuram. Caixas organizadoras, cestas e cesto, dispensers e qualquer outro item ou modo que ajude a otimizar espaços e ajudam a deixar o lar mais charmoso. Procure, ainda, evitar deixar tudo solto ou espalhado em outras áreas da casa, centralizando tudo o que for na lavanderia no seu espaço. 


5. Decore a lavanderia com itens móveis


Ainda falando em itens que ajudam a deixar tudo mais prático e no que mais ocupa espaço em uma lavanderia, o local onde as roupas vão secar às vezes pode ser um grande problema. Porém, atualmente, já existe um jeito de resolver isso. Hoje já existem vários tipos de varais que podem ser facilmente guardados, como os retráteis, que quando fechados podem ficar onde você quiser, e os varais de chão.


6. Invista no seu conforto


Caso o espaço da sua lavanderia seja bem compacto e não exista a possibilidade de inserir um varal, nem sequer o de chão, não precisa se preocupar, pois hoje temos a tecnologia a nosso favor. As máquinas de lavar e secar são o sonho de consumo que realmente ajuda a facilitar a rotina corrida de qualquer um, especialmente quando nos referimos ao espaço. Elas são as mais ideias, pois cumprem todo o ciclo, lavando e secando as roupas, deixando apenas a tarefa de dobrar e guardar. Além disso, ela ocupa apenas o espaço da máquina, o que ajuda a otimizar o espaço.


Não esqueça que, na hora de decorar, é fundamental que você tenha as medidas da lavanderia em mãos para escolher os móveis que melhor se enquadrem no espaço disponível. Não deixe de pesquisar bem e, caso necessário, procure a ajuda de um profissional para ter certeza de aproveitar toda a área. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":